Moradores às margens do Rio Pardo em Jardinópolis enfrentam ameaça de demolição de ranchos

por adm publicado 11/08/2023 12h20, última modificação 08/10/2024 08h40
Ontem, ocorreu uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Jardinópolis para discutir a situação dos moradores das margens do Rio Pardo, que estão desesperados com a possibilidade de seus ranchos serem demolidos.
Desde o final de fevereiro, a Agropecuária Iracema, empresa proprietária das fazendas onde os ranchos estão localizados, tem notificado os responsáveis pelos imóveis entre Jardinópolis (SP), Sertãozinho (SP) e o distrito de Cruz das Posses para desocuparem os espaços. Essa ação é resultado de uma ordem judicial concedida após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público (MP) há oito anos. O MP alega que aproximadamente mil ranchos construídos na região violam a legislação ambiental.
A ação civil pública foi iniciada em 2015 pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público. O documento determinava que a Agropecuária Iracema cumprisse gradualmente as seguintes medidas:
1. Remoção das ocupações e isolamento adequado nas Áreas de Preservação Permanente (APP);
2. Demolição dos ranchos localizados na área, incluindo a retirada de entulho e lixo;
3. Plantio de espécies nativas da região.
Há três anos, a juíza Mariana Tonoli Angeli, da 1ª Vara de Jardinópolis, acatou a ação, resultando na condenação da empresa.
A Audiência Pública contou com a presença de mais de 300 rancheiros e dos advogados Dr. Vinicius, Dr. Rafael, Dr. Liporaci, Dr. Mario e Dr. Roberto Guimarães. Os vereadores presentes solicitaram que o Poder Executivo auxilie essas famílias, muitas das quais não têm para onde ir.
Todos os vereadores uniram forças para dar apoio aos rancheiros para que essa situação termine da melhor maneira possível.
Os moradores das margens do Rio Pardo em Jardinópolis estão enfrentando a preocupação de terem seus ranchos demolidos. Eles aguardam medidas e apoio do Poder Executivo para encontrar uma solução para essa situação delicada.